Culinária japonesa é patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO

Você sabia que a culinária japonesa é patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO? Pois bem; Washoku, que significa culinária japonesa, é formado por 4 elementos: Alimento, Nutrição, Preparo e Cumprimento. 

Os alimentos principais desta culinária talvez seja fácil de pontuá-los: arroz, pescado, legumes e raízes. O preparo pode ser cru (muito conhecido pelos brasileiros), a vapor ou fervura, em fogo brando. As ferramentas de uso na cozinha, como facas, são feitas de forma especial para o preparo/corte dos peixes de forma que os deixem da melhor forma para sentirmos o sabor e textura e, os utensílios, são os mais diversos, com usos específicos. A culinária japonesa é elaborada com alimentos de baixa caloria e nutrientes equilibrados e, o cumprimento aos convidados, do fundo do seu coração, é feito não só para tratar seus convidados de uma maneira amável e educada, mas também para apreciar a bela mesa. 

O washoku é tido como uma refeição para ser compartilhada em família ou entre membros de uma comunidade, importante para estreitar os laços e aproximar pessoas. Para aqueles que tiverem interesse, sugiro o vídeo abaixo (em inglês), que pode esclarecer com imagens um pouco mais sobre estes quatro elementos mencionados, ampliando a visão que temos da culinária japonesa. 



A culinária japonesa desenvolveu-se ao longo dos séculos, passando por inúmeras interferências políticas e sociais no país, e vem sendo transmitida de geração para geração, valorizando o consumo de ingredientes naturais e saudáveis. 

O uso de ingredientes correspondentes a cada estação do ano e a escolha de sabores que harmonizam com o clima, é seguido no Japão e demonstra o cuidado com o aproveitamento dos sabores que a natureza tem a oferecer. O fato de as quatro estações serem bem definidas no país contribui para que os chefs consigam adaptar os cardápios de acordo com as mudanças climáticas. 

A apresentação das refeições é algo realmente diferenciado por parte dos japoneses e, isso ninguém pode negar. Cada refeição é apresentada com o cuidado de quem “come primeiro pelos olhos”. Desde o corte dos ingredientes à folha decorativa, tudo é pensado como um processo que refletirá na forma que a comida será saboreada - e isso é sério!



Por reunir um conjunto de práticas que vai desde a preparação dos ingredientes até seu consumo, envolvendo uma rica experiência que engloba o respeito à natureza, qualidade dos alimentos, sazonalidade e coesão cultural do povo japonês, a culinária japonesa atende a todos os critérios da UNESCO para a declaração de Patrimônio Cultural Intangível e, recebeu este título ao final de 2013. 

Mas o que significa Patrimônio Cultural Imaterial? 

"São práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas transmitidos de geração em geração e constantemente recriados pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, de sua interação com a natureza e de sua história, gerando um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo assim para promover o respeito à diversidade cultural e à criatividade humana" (fonte: http://www.pacari.org.br/) 

A culinária japonesa foi se transformando com as adaptações feitas ao paladar de cada país e, o Brasil é um deles. Os especialistas em culinária japonesa contudo, acreditam em uma nova corrente desta culinária que é hoje muito conhecida pelo sushi e sashimi, resgatando estas questões culturais mencionadas acima. Que assim seja!



Texto escrito por Débora Planello 
Fontes: restaurantenashi.com.br, hashitag.com.br  

Comentários

  1. Olá para ajudar você a superar suas várias preocupações financeiras e lidar com seus objetivos para o futuro, em um quadro sem dificuldades, eu posso te ajudar com uma oferta de crédito (particulares, empresas, associações) em dificuldade ou quer resolver alguns de seus problemas financeiros ou para criar uma empresa. A escolha soma de escolha da depreciação duração: 40 anos, no máximo. o reembolso de taxas de juros de 3%. Neste sentido, peço a você, escrever para você ou contatá-lo por e-mail se você estiver interessado pela oferta de empréstimos, entre em contato via e-mail:Durand.CHRISTRINE84@gmail.com
    e-mail:Durand.CHRISTRINE84@gmail.com
    e-mail: Durand.CHRISTRINE84@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas