Crustáceos também são pescado

Muita gente utiliza ou entende o termo pescado como sendo apenas os peixes mas, crustáceos como lagostas, camarões, caranguejos, siris, tatuís e percebes também se encaixam nesta classificação, assim como ostras, mexilhões e vieiras que são moluscos. Qual a diferença entre crustáceos e moluscos? Uns têm carcaça, outros têm conchas.

Os crustáceos estão entre os animais mais antigos que se conhece. Há registros de sua presença há 490 milhões de anos. Os crustáceos mudam de cor quando cozidos: a lagosta azulada-preta torna-se vermelho escarlate; certos camarões semitransparentes metamorfoseiam-se em rosa e brancos. A carne dos crustáceos contém pouca gordura. Cem gramas de carne de crustáceos suprem as necessidades diárias de cobre e iodo de um adulto. 

Quanto à lagosta, é fundamental compra-la viva, de preferência as que estiverem se mexendo mais! Se a cabeça não se sustentar ao ser apanhada, é sinal que ela não está fresca. E se ela estiver por muito tempo num viveiro, preste atenção: a prisão ocasiona um estresse que fará ela soltar uma baba, indício de carne menos saborosa e mais fibrosa. 

Imagem retirada da fanpage do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA)

As lagostas variam de gosto e textura conforme o lugar em que estão, pois não vivem na mesma água e, por isso, não se alimentam da mesma maneira. As brasileiras costumam pesar de 1 a 3 kg. Em contrapartida, as europeias e as norte-americanas pesam o dobro ou o triplo. Entre as famosas, as lagostas da Bretanha, na França, e as do Maine, nos Estados Unidos.

A lagosta está ameaçada de extinção: em dez anos, a pesca predatória reduziu em 80% a produção de lagosta. 

O lagostim é um “primo de 2º grau” da lagosta; tem carapaça marrom-avermelhada, mas em tamanho é bem menor, assemelhando-se mais a um camarão grande. 


Caranguejo
Os caranguejos não são peixes dentro de conchas, apesar de muita gente pensar assim. São membros da família dos artrópodes, que também inclui aranhas, escorpiões e certos insetos. Crustáceos como camarões, lagostas, siris, os caranguejos têm carapaças duras que, de tempos em tempos, eles trocam. Possuem cinco pares de pernas terminadas em unhas pontudas. Quando o último par for de nadadeiras, teremos um siri. Outras diferenças entre o caranguejo e o siri estão na conformação do corpo, na coloração, no tamanho. O caranguejo pode ser terrestre ou aquático, marinho ou de água doce, preferindo viver em tocas e em mangues. Como os da espécie guaiamum, de coloração azul e muito mais sabor. 

O caranguejo, além de ser um alimento rico em proteínas, vitaminas e sais minerais possui uma carne deliciosa e delicada, e não exige grandes preparos (a forma ideal é deixa-lo cozinhando em água e sal).

Muito bom também é a patinha de caranguejo empanada ou quando o caranguejo é servido inteiro, como centolla, crab king ou aranha-do-mar (spider crab), que são caranguejos gigantes, enormes, cujo diâmetro pode chegar a 60cm. 

O caranguejo deve ser adquirido vivo, mas, na impossibilidade, compre a carne congelada ou enlatada. Outra opção é o kani-kama – a palavra kani, em japonês, designa caranguejo. Mas o produto encontrado comercialmente não é um crustáceo, trata-se de um processado de pescado branco, albumina, amido, água, sal, açúcar, proteína de soja, glutamato de sódio, corantes, sorbitol, espessante carreginina e flavoriante natural de caranguejo. Costuma ser vendido em pacotes com pequenos bastonetes: em geral, as pessoas os desfiam, misturam com folhas verdes e tomatinhos-cereja, gotas de azeite e surge uma salada para os dias quentes. 


Siri
A palavra siri vem do tupi, quer dizer correr, deslizar, andar para trás. O siri vive nas águas próximas ao litoral. Alimenta-se de detritos em geral. Entre os vários tipos de siri, existe o siri-chita, facilmente reconhecível pela carcaça vermelho-escura com pingos brancos arredondados. 

A carne desse crustáceo é branca ou rosada, firme, de sabor delicado, mais suave que a do caranguejo. O ideal é saboreá-lo cozido em água e sal. É preciso certa paciência em catar sua carne. O siri entra no preparo de moquecas, fritadas, quiches, tortas, pastéis, salada e croquetes. Na casquinha de siri, a carne vem refogada com temperos, dentro da própria casca. 


Camarão 
Os camarões podem ser grandes ou pequenos, de água doce ou salgada, cinza, rosa ou branco, dependendo a variedade. São encontrados em geral junto da costa, nos leitos dos riachos, rios, lagoas e alagados. Quando frescos, têm carne firme, casca inteira e colada à carne. Têm cheiro característico, mas não forte – quanto está fresco :-). Deve ser preparado no mesmo dia da compra, pois é facilmente perecível. Os camarões vendidos congelados devem estar limpos, sem a cabeça e as cascas, em embalagem hermeticamente fechada, sem cheiro nenhum e, recomenda-se que sejam utilizados logo que descongelados.

Gostou deste conteúdo? Acredito que os livros sejam uma boa fonte de informações sobre pescado e, por isso, com frequência trarei dicas de leitura para você leitor do Portal do Pescado. Todas as informações deste post foram retiradas do livro Crustáceos – Aromas e sabores de Boa Lembrança, da editora Senac. No livro você ainda pode encontrar diversas receitas feitas com crustáceos. #ficaadicadeleitura 

Livro fonte de referência para este post


Livro Crustáceos – Aromas e sabores da Boa Lembrança – Autores: Pagano, Sergio; Barbara, Danusia 
Texto adaptado do livro Crustáceos – Aromas e Sabores da Boa Lembrança por Débora Planello

Comentários

Postagens mais visitadas