A popularização da culinária japonesa em São Paulo

Posso dizer que este é um dos assuntos mais interessantes quando se fala de consumo de pescado pelos brasileiros: a popularização da culinária japonesa no Brasil. Isso porque os países são bem diferentes: clima, economia, religião, idioma, política, cultura, porém, na gastronomia parece que há algo que nos aproxima. 

Eu acho curioso pensar que o brasileiro não tem o hábito de comer peixe em suas refeições (principalmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul), mas que o consumo de peixe cru está crescendo tão rápido com a expansão de temakerias e restaurantes japoneses. O aumento do número de estabelecimentos que comercializam sushis e sashimis no país, especialmente na cidade de São Paulo, que antes se concentravam principalmente no bairro da Liberdade, é de se chamar a atenção.

Você sabia que, segundo dados da Abresi – Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo - já existem mais restaurantes japoneses do que churrascarias na capital paulista? E que a capital chega a produzir 400 mil sushis por dia! Ainda hoje estava na cidade de São Paulo e, no meio do trânsito, ouvi no rádio a propaganda de uma padaria gourmet que vende comida japonesa. Dá pra acreditar? Comida japonesa até em padaria!

Mas não só estes dados são interessantes; essa popularização também movimenta diferentes mercados e gera tecnologias e inovações. Você já viu marmita japonesa? E sushi embalado individualmente? Pois estas são algumas novidades deste mercado que já cresceu muito mas, parece que ainda vai crescer – ou pelo menos se aperfeiçoar – ainda mais.

Marmita japonesa
Sushi embalado
Prateleira de sushis embalados individualmente
Sobre essa expectativa, eu poderei escrever mais na próxima semana, depois de participar do Japan & Asian Food Show que acontecerá em São Paulo de 3 a 5 de Agosto. O Portal do Pescado irá participar para trazer informações relevantes aos consumidores e, claro, as novidades em primeira mão. Fiquem atentos.

Texto escrito por Débora Planello
Fontes: UOL, PME Estadão, PEGN

Comentários

  1. Olá para ajudar você a superar suas várias preocupações financeiras e lidar com seus objetivos para o futuro, em um quadro sem dificuldades, eu posso te ajudar com uma oferta de crédito (particulares, empresas, associações) em dificuldade ou quer resolver alguns de seus problemas financeiros ou para criar uma empresa. A escolha soma de escolha da depreciação duração: 40 anos, no máximo. o reembolso de taxas de juros de 3%. Neste sentido, peço a você, escrever para você ou contatá-lo por e-mail se você estiver interessado pela oferta de empréstimos, entre em contato via e-mail:Durand.CHRISTRINE84@gmail.com
    e-mail:Durand.CHRISTRINE84@gmail.com
    e-mail: Durand.CHRISTRINE84@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas