Meu sentimento Pós-Páscoa 2015

A Páscoa já passou faz alguns dias porém, eu não poderia deixar de expressar a minha opinião depois de algumas coisas que observei durante a Páscoa de 2015. Antes de continuar, quero reforçar que o meu propósito é que as pessoas tenham uma alimentação mais saudável incluindo pescado nas refeições do dia-a-dia e nas ocasiões especiais. Além disso, o intuito desse blog é educar os leitores para o consumo de peixes e frutos do mar e, mais do que isso, ajudar com informações para você ser mais críticos e mais exigentes; e acho que esse artigo tem bem essa função.

Pra começar, fiz uma pesquisa rápida no blog durante um mês antes da Páscoa perguntado se você come mais peixe durante a Quaresma. Qual foi o resultado? 72% dos que responderam disseram que não :-( Isso me causou curiosidade e, resolvi “passear” pelas lojas supermercadistas na quinta-feira antes da Sexta-feira Santa. Posso dizer que fiquei um pouco mais feliz e, pela primeira vez em quatro meses que estou realizando um trabalho a campo de cotação de preço de pescado, vi filas para comprar peixe fresco. Ufa! As pessoas estão comendo peixe....na Sexta-feira Santa e, talvez, também no domingo de Páscoa.

Meu receio contudo é que muitos estejam comendo nesses dias de reunião com a família e de tradição, salmão e bacalhau. Mas...não são peixes? Sim, são, mas importados de outros países produtores e a variedade de peixes e frutos do mar que temos no Brasil é muito maior do que isso. Fico muito feliz que haja esse “movimento” das famílias comerem peixe quando se reúnem mas, uma pergunta que fica é: por que esses “movimentos” não ocorrem mais vezes durante o ano? 

Talvez o resumo do meu sentimento Pós-Páscoa 2015 seja com relação ao pouco incentivo da indústria brasileira de estimular o consumo de pescado nacional. Que ações de promoção do pescado você viu durante toda a quaresma desse ano? Que peixe você comeu na Sexta-feira Santa? Quais outros momentos do ano você come peixe em ocasiões especiais?

Esse prato foi feito com cação frito e molho de coentro. Dá pra acreditar?
Em uma data tão importante para o setor de pescado, em que a demanda é maior, em que as pessoas de livre e espontânea vontade procuram por peixe, quais são as coisa boas que elas encontram nas gôndolas e peixarias dos supermercados? Promoções? Brindes? Ações de degustação? Uma promotora orientando e incentivando a compra? Produtos de edição limitada desenvolvidos especialmente para a Páscoa? Eu não vi nada disso. Eu não fui incentivada em nenhum dia durante a quaresma a comer peixe. Apenas a minha consciência, a minha vontade de comer peixe e a religião da minha família estimularam a compra de peixe.  

Eu queria muito na próxima Páscoa ser convencida por uma força externa a experimentar fazer um prato muito especial com um peixe produzido no nosso país, para além de surpreender a minha família, valorizar e incentivar os produtores brasileiros.

Se você concorda, sentiu o mesmo, tem a mesma ou outra opinião, por favor comente abaixo. Ficarei muito feliz em te ouvir. Fica o convite.

Texto escrito por Débora Planello 

Comentários

Postagens mais visitadas