Pescado em um supermercado nos Estados Unidos

Em uma visita que fiz recentemente aos Estados Unidos fui a um supermercado local e, para minha felicidade, tinha peixaria e uma prateleira cheia de produtos à base de peixes e frutos do mar. Esse post será para compartilhar um pouquinho do que vi por lá. 

Começando pela peixaria, o preço do pescado fresco, ao contrário do que vemos no Brasil, tinha um preço bastante acessível para o padrão dos salários naquele país. Esse meu primeiro comentário é também uma crítica a alguns preços abusivos que encontro em algumas peixarias de supermercados brasileiros. Isso inibe um maior consumo e, consequentemente, prejudica o desenvolvimento do setor.

Bom, deixando as críticas de lado, vejam pela fotos abaixo que eles não vendem e nem expõe o peixe inteiro, apenas os filés. Na minha opinião isso deixa o produto mais apresentável e atrativo ao consumidor. Afinal, quem compra peixe inteiro nos dias de hoje? Alguns podem falar que o risco de contaminação aumenta devido à maior exposição do produto (é verdade) e/ou que dificulta verificar a qualidade do pescado por não vê-lo inteiro. Porém, eu acredito que isso seja mais uma questão de opinião pessoal - desde que a conservação seja bem feita pelo responsável da peixaria. Como você prefere comprar peixe fresco? Comente abaixo ><((((º>



Uma das coisas que nunca vi no Brasil e achei interessante foi a venda de camarão congelado a granel em uma gôndola específica. Não é bacana?


O que mais me chamou a atenção contudo foi a importância que a rede de supermercado dá para a sustentabilidade da cadeia produtiva do pescado. A frase acima da gôndola de peixe fresco diz: "Parceiro de peixarias em todo o mundo em prol do pescado sustentável".


Esse conceito e preocupação com a sustentabilidade é encontrado também na gôndola dos produtos enlatados. Veja abaixo a variedade de produtos com o selo MSC (Marine Stewardship Council) de certificação sustentável (para aqueles que não conhecem, é esse selo azul, com o desenho de um peixe). 




No Brasil ainda não temos nenhum produto (seja enlatado, congelado ou fresco) com esse selo. Eu sou totalmente adepta a esta certificação de pescarias e rotulagem ecológica de peixes e frutos do mar que reconhece e recompensa a prática de pesca sustentável porém, a indústria brasileira ainda não oferece esta opção. Fica aqui um pedido de uma consumidora assídua de pescado e preocupada com as condições da pesca no Brasil e o futuro da atividade ><((((º>

Me chamou a atenção a variedade e quantidade de salmão e truta defumados, vejam:



O que vi de mais diferente na parte dos enlatados foi a carne de caranguejo enlatada. Nunca vi esse produto no Brasil. Comprei para experimentar. Aliás, caranguejo é bastante comum na região que eu visitei, inclusive, provei uma sopa creme de caranguejo - uma delícia!


Para finalizar, algumas opções de comida japonesa e salada pronta são oferecidas pelo supermercado (d+!) e, claro, eu comprei uma para experimentar. Provei a salada de surimi de caranguejo (o famoso kani-kama) e me surpreendi com o sabor e a qualidade do kani-kama! Me pareceu bem superior aos brasileiros. A salada era super simples: macarrão, maionese, tempero (pimenta, ervas..), salsão e kani-kama. Fica como uma dica de receita.


A visita a outras regiões, cidades, países pode ser uma excelente experiência gastronômica nessa área do pescado. Se você tem alguma experiência curiosa e interessante, conte-nos abaixo, assim você nos ajuda a realmente conhecer o mundo do pescado. 

Texto escrito por Débora Planello.

Comentários

Postagens mais visitadas