Conheça a Associação Amor Peixe

Consumir mais peixe não significa só comer mais peixe. Ir a um pesque-pague, decorar sua casa ou escritório com flores feitas de escama de peixe ou tomar óleo de peixe também são algumas iniciativas que ajudam no desenvolvimento da cadeia do pescado.

Um trabalho muito bacana que conheci na Feira de Peixes Nativos em Cuiabá esse ano é o da Associação Amor Peixe. Fundada em 2003 a associação reúne 12 mulheres que fazem artesanato a partir do couro de peixe. A pele de diferentes espécies pode ser utilizadas para esse tipo de artesanato. Os peixes mais utilizados no curtimento são o Curimatã, Tambaqui, Tilápia do Nilo, Carpa Comum, Carpa Prateada, Carpa Cabeça Grande, Carpa Capim, Dourado, Peroá, Pacú, Tainha, Corvina, Linguado, Cação. Na Associação Amor Peixe a principal matéria-prima é a pele de tilápia que passa por mais de 15 etapas até estar pronta para iniciar o trabalho.


Que saber como produz couro de peixe? O processo de produção para o curtimento de peles de peixe envolve as seguintes etapas: 

Conservação – Limpeza – Remolho – Descamação ou Caleiro - Descame – Desengraxe – Desencalagem e Purga – Píquel – Curtimento – Descanso – Tingimento – Engraxe – Secagem – Amaciamento – Acabamento.


Viu só? Trata-se de um processo artesanal custoso e demorado. Além disso, é preciso bastante material para a produção dos artesanatos. De acordo com as associadas, um quilo de couro geralmente dá para fazer uma bolsa não muito grande. Apesar de todo o trabalho, depois que a pele é transformada em couro, sem o cheiro característico do peixe, é possível confeccionar uma grande variedade de produtos. Só na Associação Amor Peixe elas fazem aproximadamente 45 produtos diferentes. Entre eles: bolsas, carteiras femininas e masculinas, porta moedas, porta celular, pulseiras, capa de agendas, brincos, colares, chaveiros...o que a criatividade dessas artesãs as permitir fazer. Confira alguns produtos expostos durante a feira:







Abaixo o colar que eu comprei ><((((º>


A Associação Amor Peixe é de Corumbá/MS e fica sediada na Casa do Artesão da cidade. Me preocupou um pouco quando a Keila e a Zoraide, que fazem parte da associação e estavam expondo os produtos na feira, me disseram que estão com falta de pele de peixe para continuarem produzindo. Assim, faço desse post um pedido: se você souber de alguma indústria ou cooperativa na região que destina a pele da tilápia (ou outras espécies) para descarte, que tal passar o contato da associação para estabelecerem uma parceria? Tel: (67) 3232- 2325 / (67) 9667 6916. Acho que trabalhos como esse devem continuar e ser incentivados pelos agentes do setor e por nós. Além disso, com iniciativas como essa o lixo gerado pela atividade é menor pois aproveita-se a pele do peixe para uma outra atividade sócio-econômica.

As artesãs vendem seus produtos em todo o Brasil. Têm encomendas de turistas, do Ministério da Pesca, além de participarem de eventos do setor. Todo o dinheiro arrecadado com as vendas é dividido entre as associadas, fora a porcentagem da associação. 

Caso você esteja distante de Corumbá e, assim como eu nunca tinha visto artesanato com couro de tilápia mas gostou do que viu por aqui e, quer contribuir com esse trabalho, abaixo estão os contatos da associação para você encomendar produtos, convidar para exposição em eventos ou outras formas de apoio. 

Tel: (67) 3232- 2325 / (67) 9667 6916
Email: amorpeixe@hotmail.com

O Portal do Pescado deseja muito sucesso a esta e outras associações que trabalham com couro de peixe. 

Texto escrito por Débora Planello
Fontes: Sebrae SC, diarioonline.com.br, cirandas.net

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas