Você sabe o que é bottarga?

Quando eu saio a passeio sempre visito supermercados, empórios, lojas de produtos importados e/ou especializados, enfim...Saio em busca de produtos inovadores e que eu ainda não conheço. No último final de semana não foi diferente. Visitei um empório em um shopping na cidade de São Paulo e me deparei na seção de pescados com a bottarga. Você sabe o que é esse produto? Pois eu não sabia e fui atrás de mais informações.
Abaixo uma explicação sintetizada do que encontrei  na internet - informações fornecidas por um fabricante do produto:

Bottarga = em italiano significa ova. No Brasil, são ovas desidratadas de tainha - também conhecidas como "caviar brasileiro"

O processo produtivo inicia com a retirada da bolsa de ovas da tainha. Depois de retirada com cuidado essa bolsa é salgada (para desidratar e dar sabor) e vai para uma estufa, onde fica de três a sete dias (dependendo o tamanho da ova) e perde entre 35% e 40% de água. Essa bolsa desidratada é a bottarga, um produto pronto para consumo,  rico em ômega-3 e proteína e que pode ser consumido em lascas, ralada ou em pó.
(fonte: http://noticias.bol.uol.com.br/fotos/entretenimento/2013/07/18/entenda-como-se-faz-a-bottarga-o-caviar-brasileiro-de-tainha.htm#fotoNav=1)

Abaixo algumas imagens para quem nunca viu esse produto. Eu ainda não experimentei a bottarga - estou esperando uma ocasião especial para experimentar essa iguaria - mas já comi ovas de tainha e gostei.





Texto escrito por Débora Planello.

Comentários

Postagens mais visitadas