Sobre Débora Planello

Nasci em Agosto de 1985, em São Paulo, onde morei até os meus 17 anos. Em 2003, ingressei para o curso de Ciências dos Alimentos - pioneiro no país - da Universidade de São Paulo (USP), no campus de Piracicaba (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ). Durante 4 anos fiz muitos amigos, morei em república, participei de diversas iniciativas estudantis, estudei e me diverti muito. Foi na faculdade que conheci meu esposo, que é um grande companheiro e incentivador.

Como complementação dos meus estudos, em 2006 desenvolvi o meu trabalho de conclusão de curso na Unilever na Holanda, sobre a cadeia de suprimentos de óleo de palma sustentável para a produção de margarinas para o mercado europeu. Foi uma experiência superinteressante que me proporcionou conhecer novas culturas, aprender novos conceitos, fazer novas amizades e criar definitivamente a minha independência.

Depois desta primeira experiência fui trainee da área de marketing na Seara em Santa Catarina - experiência que me proporcionou uma bolsa de estudos - fiz MBA em Gestão Empresarial na FGV - abri a representação de uma empresa holandesa de fertilizantes no Brasil e trabalhei no BeefPoint, em Piracicaba, onde moro atualmente.

Em 2013 ingressei para o mestrado profissional da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP, em Pirassununga e, o meu objetivo com esse mestrado é aprender mais sobre a cadeia agroindustrial do pescado no Brasil que, desde a graduação, me chamou a atenção. Graças às aulas de Tecnologia de Pescado com a Professora Doutora Marília Oetterer pude aprender e me apaixonar por esse setor que tem tantas oportunidades no Brasil. Com o desenvolvimento da minha dissertação quero pesquisar mais sobre esse mercado, comercialização, marcas, agentes, transações, preço, produtos, enfim, entender mais sobre a parte econômica e mercadológica dessa cadeia agroindustrial.

O meu objetivo com esse blog é compartilhar as minhas experiências, meus aprendizados e pensamentos com as pessoas que também têm interesse neste setor e, claro, gostam de comer peixe. Com uma abordagem simples e aplicável, espero tanto apresentar algumas questões importantes sobre esse mercado, a fim de gerar uma maior conscientização dos leitores, quanto fornecer informações relevantes sobre o consumo de peixes e frutos do mar. Acredito que o consumidor ainda sente falta de muitos esclarecimentos sobre o processo de compra (tanto qualidade quanto preço, melhor época, conservação etc) e questões relacionadas diretamente ao consumo: orientações sobre o preparo, benefícios nutricionais, receitas, indicação de bons restaurantes, dentre outros.

Assim, pretendo centralizar todas essas informações aqui. Espero que gostem do conteúdo e compartilhem com seus amigos e familiares. Quem quiser, pode também enviar para o meu e-mail (debora.rosche@gmail.com) sugestão de assuntos ou dúvidas para serem esclarecidas e publicadas aqui.

Boa leitura e obrigada pela visita!

Débora - Cientista de alimentos, consumidora e defensora de um maior consumo de pescado por todos os brasileiros.



Postagens mais visitadas