Período de defeso - saiba o que é e como você pode ajudar a sustentabilidade da cadeia do pescado

Um dos meus objetivos com esse blog não é apenas disponibilizar informações diversas sobre setor, gerar criticidade das pessoas perante alguns assuntos relacionados à cadeia do pescado, mas também, disponibilizar dicas importantes aos consumidores finais como uma forma de educação para o consumo de pescado.


Assim, uma das informações que eu gostaria de compartilhar é com relação ao período de defeso. O que isso significa? Trata-se de um período em que é proibida a pesca com o objetivo de permitir a reposição e crescimento da população de algumas espécies de peixe. Como vocês sabem, existem espécies de peixe que são pescadas e outras que são cultivadas. Para as espécies que são pescadas o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis) estabeleceu esses períodos - que podem variar de acordo com a espécie, região, época - a fim de garantir a sustentabilidade da atividade pesqueira do país. 


Esses períodos de defeso devem ser seguidos pelos pescadores - caso contrário são penalizados - mas também é importante que os consumidores tenham conhecimento para poderem evitar o consumo das espécies nesses períodos. Com o passar dos anos, se essas regras não são estabelecidas nem seguidas, é possível que algumas espécies desapareçam.

No dia 15 de junho iniciou-se em parte do litoral brasileiro o defeso da sardinha - a espécie mais capturada no Brasil - e vai até dia 31 de julho. O objetivo de tal período é possibilitar o crescimento do pescado até o tamanho ideal para captura. Assim, pede-se que os consumidores evitem o consumo de sardinha durante esse período, principalmente as frescas - indicação de que foram capturadas recentemente. A comercialização desse pescado só é permitida se a captura ocorreu antes do período de defeso. Com essa conscientização dos consumidores, o estímulo dos pescadores não permanecerem com a pesca durante esses períodos é maior, favorecendo a sustentabilidade da atividade.

Abaixo um cartaz do Governo do Estado de São Paulo sobre essa questão:



Façamos todos um consumo consciente!

Caso queiram saber mais sobre o período de defeso de outras espécies, acessem o link do Ibama: http://www.ibama.gov.br/documentos/periodos-de-defeso

Fontes: IBAMA, Comdema de Itanhaém, Ceagesp e G1 - editado por Débora Planello.


Comentários

Postagens mais visitadas